sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Nova América

Obama representa a esperança de renovação de uma América que precisa mudar e reformar seus valores e atitude perante o mundo. A palavra mudança foi o mote da campanha, aliada ao uso da tecnologia para movimentar a juventude e os indecisos.

Ainda sem tomar posse, todas expectativas estão depositadas neste homem e nas suas escolhas. A crise imobiliária, agravada pelo abuso das instituições financeiras em conceder empréstimos a tudo e a todos, a quebra de Wall Street e dos yuppies, o derretimento da indústria de automóveis americana que nunca soube competir com os japoneses, milhões de americanos sem seguro de saúde, um défice trilionário e uma guerra no Iraque insustentável, são apenas alguns ingredientes que estão dentro de um grande caldeirão, esperando resolução imediata por este homem e seus escolhidos.

Este ano será difícil! Há que renovar uma América que se descontrolou e perdeu o rumo.  A classe média está esmagada, sem poder económico e corre o risco de encolher ainda mais se medidas drásticas não forem tomadas. O modelo de supply-side economics da era Reagan, com cortes de impostos no topo, promovendo poupanças e investimento, na expectativa de que se produzam benefícios económicos e estes se propaguem pelo resto da Economia, simplesmente falhou. Um mercado financeiro totalmente desregulado sem checks and balances foi desastroso, produzindo uma hecatombe financeira.

Todos esperam a tão desejada mudança. A América espera uma renovação, por uma sociedade mais justa, onde a classe média pode continuar a prosperar e encontrar novamente aquele que foi uma vez o sonho americano.  Uma sociedade que poderá tratar e cuidar dos seus, com planos de saúde para todos, longe da exploração dos seguros de saúde, exclusivos para alguns. Por outro lado, espera-se um mercado financeiro mais controlado, regulamentado na justa medida, para que novas loucuras não sejam cometidas, à custa dos impostos dos cidadãos. Acima de tudo, espera-se que Obama possa construir finalmente uma nova América!

E.Brazão

2 comentários:

Anónimo disse...

Vai ser um barco muito pesado.Haja Esperança!

Anónimo disse...

E como irá reagir o FBI etc, ao encerramento das prisões?