segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

We are One

Em uma tarde fria na cidade de Washington D.C., via-se a multidão aglomerada ao redor do lago que desemboca no Lincoln Memorial.  Ao fundo, a majestosa estátua de Abraham Lincoln, sentado, recolhendo memórias de mais um Presidente que irá comandar os destinos da Nação. Enormes écrans gigantes, alto-falantes, câmaras de televisão, intensa movimentação nos bastidores. Estava assim prestes a iniciar-se uma de muitas celebrações que cominarão com inauguração de Obama amanhã.

Esta celebração levou-nos pela mão, a percorrer a história americana, feita de grandes homens e presidentes, em épocas difíceis e de crise. Uma história contada em monólogo, por actores famosos, e ilustrada pela sonoridade das letras de músicas, que inspiraram gerações. Um desses grandes símbolos é sem dúvida Bruce Springsteen. Não faltaram também talentos mais recentes como Beyonce ou Shakira.  Seguiu-se o desfile de vozes com Bon Jovi, Mellencamp, Josh Groban, Herbie Hancock and Sheryl Crow, James Taylor, Stevie Wonder and Usher.  Mais tarde entrou U2, com particular emoção, dado que Bono nunca escondeu seu favoritismo por Obama. Bono não quis certamente deixar de enviar suas mensagens costumeiras de foro político, mas entusiasmou a multidão com os primeiros acordes de "City of Blinding Lights", hino da campanha de Obama.

No meio de tanta festa, não faltaram as palavras de Biden e Obama.  Foram momentos emotivos e de inspiração para a cerimónia de amanhã.

Depois de mais de duas horas, Beyonce e o ensemble fecharam com "America the Beautiful". Cai assim o pano, por hoje, certos de que amanhã iniciaremos um novo ciclo, na esperança de que todos unidos possamos vencer os desafios que ainda teremos pela frente.

E.Brazão

Sem comentários: