domingo, 18 de janeiro de 2009

“Looking for the Source”.


Cinco anos atrás comecei a pintar uma serie chamada “Looking for the Source”. Visionária ou não, esta serie expressava a minha sensação dos novos tempos que a humanidade iria atravessar. Forçados a abandonar as necessidades materiais e a busca da essência, assim bem como o uso dos talentos pessoais, para recuperar um novo sentido para a humanidade.

Para minha surpresa o poderoso mundo financeiro desabou, espalhado por diversas áreas tais como o sector imobiliário, os bancos, e a bola de neve que a partir dai se iniciou. A minha visão começou a tornar-se realidade. Agora falta acontecer a segunda parte.
Barack Obama apela a todos um espírito de sacrifício e participação. Sim, porque uma crise como esta, não se resolve só com os governantes. É uma reflexão para todos e requer uma mudança de hábitos e de atitude. A própria campanha de Obama baseou-se no esforço de vários voluntários, que estenderam-se por este vasto território, batendo de porta em porta, a divulgar a sua mensagem. Eu mesma recebi quatro visitas.

Obama foi eleito mas o trabalho não acabou.
A sua eleição é um convite a todos para que criem a sua própria visão do novo rumo que a humanidade deverá tomar. É um esforço colectivo. É o fim de uma visão individualista e imediata. Não, não sou naive, sei que os interesses materiais sempre existirão, mas com uma nova consciência, poderão beneficiar de melhor forma a sociedade.

Continuarei a pintar, a ilustrar a nova era e a inspirar a criatividade naqueles que me rodeiam. Mas sim, também serei voluntária e partilharei com a minha comunidade os meus talentos. E assim como Obama, convido-os todos a participarem.


Leonor Alvim Brazão

Sem comentários: